Avançar para o conteúdo principal

"BAI Supera BFA e Conquista o Título de Campeão dos Lucros"

O BAI alcançou uma impressionante conquista ao tornar-se o banco líder em lucros, superando o BFA e garantindo o primeiro lugar no ranking dos maiores contribuidores para o crescimento agregado dos lucros da banca em Angola. Sob a liderança de Luís Lélis, o banco viu os seus resultados dispararem impressionantes 99%, atingindo cerca de 200 mil milhões Kz, o que representa um duplicar dos lucros.


Por: @andrengonga_

Durante muitos anos, o BFA deteve o título de campeão dos lucros, mas agora o BAI assume esta posição de destaque, acumulando também a liderança em ativos no setor bancário. Em segundo lugar, segue-se o BFA, liderado por Luís Gonçalves, que registou um aumento de 19% nos lucros, totalizando 167,3 mil milhões Kz. O Standard Bank Angola fecha o pódio, com um resultado líquido de 68,2 mil milhões Kz. Juntos, esses três bancos representam 70% do lucro total dos 17 bancos que divulgaram os seus balancetes do IV trimestre de 2023.

Enquanto os grandes bancos desfrutaram de um desempenho positivo, os bancos de menor dimensão enfrentaram desafios, com quedas significativas nos lucros. O Banco da China Sucursal em Luanda (BOCLB), o menor banco da praça nacional, registou a maior queda nos resultados, com uma diminuição de 85% para 324 milhões Kz. O Finibanco (-70%), BCS (-66%), BCH (-43%) e o BVB (-9%) também apresentaram quedas nos resultados líquidos. Ao contrário de 2022, desta vez nenhum banco registou prejuízos em 2023, segundo um artigo do jornal Expansão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalhadores da Movicel estão há quatro meses sem salários

De acordo com fontes do Novo Jornal, os trabalhadores da Movicel Telecomunicações, segunda operadora privada de telefonia móvel em Angola, estão há quatro meses sem receber salários, sem qualquer explicação da direção da empresa, e pretendem entrar em greve caso a situação não seja resolvida. Por: @andrengonga_ A direção da empresa nada diz a respeito deste atraso salarial, mas os funcionários asseguram que a empresa já perdeu mais de 80% da sua base de clientes e que já tem várias lojas encerradas no país.

Kwanza é a segunda moeda que mais desvalorizou na SADC

A moeda angolana, Kwanza, foi a segunda moeda que mais desvalorizou, face ao dólar, entre as moedas dos 16 países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em 2023, com uma variação de 64,57%, ficando apenas atrás do Malawi, avança o jornal Valor Económico.  Por: @andrengonga_ Um dólar em Janeiro custava 670 kwanzas e em Dezembro passou para 1.103 kwanzas. A moeda moçambicana foi a mais estável com uma variação de apenas 0,47%. Após iniciar o ano a custar 670,332 kwanzas, a moeda norte-americana custava, em Dezembro, 1.103,21 kwanzas.

Barragem do Luachimo está pronta para gerar 34 megawatts de energia

Por: @andrengonga_ O Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, na província da Lunda-Norte, que produzia, anteriormente, 8.4 megawatts de energia, está tecnicamente pronto para gerar 34 megawatts. A garantia foi dada, segunda-feira, no Dundo, pelo director do projecto, Joaquim da Costa, durante a visita da governadora da Lunda-Norte à barragem, para se inteirar sobre os furtos de materiais que têm sido registados nos últimos tempos. Segundo Joaquim da Costa, os constrangimentos verificados na fase de testes e os problemas devido à entrada de areia no circuito hidráulico estão ultrapassados, graças à pronta intervenção do Governo Provincial e Central e da empresa responsável pela empreitada.  "A obra está concluída e os equipamentos montados, a fase de teste nas três máquinas terminou, faltando, apenas, dois elementos de teste numa das máquinas, o que não impede a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo”, explicou. O director do projecto acrescentou q...