Avançar para o conteúdo principal

Cesta básica regista aumento de 0,48%

Os preços dos produtos da cesta básica da segunda para a terceira semana de Fevereiro de 2024 registaram, em termos gerais, um aumento de 0,48 por cento.


Por: @andrengonga_

Os dados constam do levantamento feito junto de 14 supermercados e nove (9) mercados informais da província de Luanda, entre 19 e 23 deste mês.

Nos estabelecimentos comerciais, os preços dos produtos da cesta básica da segunda para a terceira semana de Fevereiro registaram um aumento de 0,65 por cento. Os produtos cujos preços mais subiram foram a massa alimentar esparguete com 3,56 por cento, carne de vaca com 3,14 por cento e coxa de frango com 2,51 por cento. Por outro lado, registaram-se reduções de preços nos produtos arroz corrente com 1,23 por cento, óleo alimentar soja com 0,29 por cento e feijão com 0,21 por cento. Os preços dos produtos da cesta básica nos mercados informais da segunda para terceira semana de Fevereiro de 2024 registaram um aumento de 0,29 por cento. Os produtos com os maiores aumentos de preços foram a fuba de milho amarelo com 8,44 por cento, peixe carapau com 3,33 por cento e massa alimentar esparguete com 2,51 por cento. Todavia, observou-se redução de preços em produtos como açúcar branco com 4,25 por cento, feijão com 4,14 por cento e sal comum iodado com 3,37 por cento.

Exportação ilegal de farinha de trigo

Padarias e operadores de panificação em Luanda denunciam um esquema de venda de farinha de trigo a compradores congoleses democráticos, que fazem o produto sair por via das fronteiras terrestres. A prática faz surgir uma aparente escassez de farinha, mas que, na verdade, consiste num esquena em que compradores que levantam o produto ao preço equivalente a 50 dólares, revendem pelo dobro (100 dólares) abrindo portas a alta procura interna. Essa procura está a ser justificada como a razão de o pão estar a subir diariamente e com menor volume por unidade.

Três supermercados com maiores altas

Os preços das duas últimas semanas variaram mais nos supermercados Fresmart (38.965,00/39.231,30), Maxi (43.241,00/44.599,00) e Shoprite (44.725,00/45.035,00), com aumentos médios de cerca de 500 kwanzas no global dos 16 produtos essenciais, que constituem a cesta básica formada pelas equipas do Jornal de Angola e Jornal de Economia & Finanças. Contudo, os preços mais altos pelos mesmos produtos continuam a estar nos supermercados Casa dos Frescos (52.935,17), Martal (48.835,00) e Shoprite (45.035,41), respectivamente.

Kikolo é a "praça” mais barata da província de Luanda

O mercado do Kikolo, no município de Cacuaco, em Luanda, é o local com os preços de venda mais baixos para os 16 produtos da cesta básica.

Do levantamento efectuado neste mercado informal, os bens essenciais custam, no somatório, 32.760 kwanzas, contra os 39.450 kwanzas do Kifica, o mais caro entre os nove (ver tabela acima).

Pelo meio, há ainda os mercados do Km 30 e do Katinton, com preços de 33.360 kwanzas e 35.250 kwanzas fecham o ranking dos três mercados informais da província de Luanda com preços mais atractivos no somatório de 16 produtos essenciais (açúcar, arroz, carne,coxa de frango, farinha de trigo, feijão, fuba de milho amarelo, fuba de bombo, leite em pó, massa alimentar, óleo de palma, pão bola, pexe congelado, sal e tomate).

Esta realidade dos mercados informais é de longe contrariada pelos supermercados, onde os preços em determinados produtos chegam a custar quase o dobro. Os operadores justificam-se com as contribuições ao Estado e a segurança oferecida nos produtos à venda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Kwanza é a segunda moeda que mais desvalorizou na SADC

A moeda angolana, Kwanza, foi a segunda moeda que mais desvalorizou, face ao dólar, entre as moedas dos 16 países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em 2023, com uma variação de 64,57%, ficando apenas atrás do Malawi, avança o jornal Valor Económico.  Por: @andrengonga_ Um dólar em Janeiro custava 670 kwanzas e em Dezembro passou para 1.103 kwanzas. A moeda moçambicana foi a mais estável com uma variação de apenas 0,47%. Após iniciar o ano a custar 670,332 kwanzas, a moeda norte-americana custava, em Dezembro, 1.103,21 kwanzas.

Barragem do Luachimo está pronta para gerar 34 megawatts de energia

Por: @andrengonga_ O Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, na província da Lunda-Norte, que produzia, anteriormente, 8.4 megawatts de energia, está tecnicamente pronto para gerar 34 megawatts. A garantia foi dada, segunda-feira, no Dundo, pelo director do projecto, Joaquim da Costa, durante a visita da governadora da Lunda-Norte à barragem, para se inteirar sobre os furtos de materiais que têm sido registados nos últimos tempos. Segundo Joaquim da Costa, os constrangimentos verificados na fase de testes e os problemas devido à entrada de areia no circuito hidráulico estão ultrapassados, graças à pronta intervenção do Governo Provincial e Central e da empresa responsável pela empreitada.  "A obra está concluída e os equipamentos montados, a fase de teste nas três máquinas terminou, faltando, apenas, dois elementos de teste numa das máquinas, o que não impede a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo”, explicou. O director do projecto acrescentou q...

Neide Sofia é anunciada como influencer da Golden BET

Por: @andrengonga_ A popular cantora Neide Sofia, foi anunciada como influencer oficial da Golden BET, em um movimento que promete solidificar a presença da empresa no cenário das apostas desportivas em Angola. Com a determinação de marcar sua presença no mercado, a Golden BET está se preparando para lançar suas operações em grande estilo. No próximo dia 28 de fevereiro, a empresa promete um evento de apresentação memorável, destinado a capturar a atenção de todo o país. O anúncio da Neide Sofia como influencer da Golden BET é um passo estratégico para fortalecer a marca e estabelecer conexões significativas com o público angolano. Com sua influência e carisma, Neide Sofia certamente contribuirá para elevar o perfil da empresa e atrair ainda mais entusiastas das apostas desportivas. Este anúncio marca o início de uma emocionante jornada para a Golden BET, e a equipe está ansiosa para compartilhar mais detalhes sobre o evento de lançamento e as futuras iniciativas da empresa.