Avançar para o conteúdo principal

Embaixada de Angola no Reino de Espanha aponta comunidade angolana residente naquele país como prioridade

Por: @andrengonga_

O Embaixador da República de Angola no Reino de Espanha, Sua Excelência Alfredo Dombe recebeu, hoje, quarta-feira, em audiência de cortesia, o Presidente da associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (Jucarente), Nkilucissa José Gombo, no âmbito do programa de visitas a Europa, para estabelecer contactos com a comunidade residente e mobilizar apoios para execução de projectos sociais.

O Embaixador Alfredo Dombe, que considerou positivo o trabalho da referida associação pela europa, deu conta que a comunidade angolana residente em Espanha é prioridade no seu mandato, em cumprimento as orientações do órgão central.

O Presidente da Jucarente deu nota ao Embaixador de Angola no Reino de Espanha que a associação que dirige tem como objectivo principal ser o Rosto das Comunidades carenciadas em Angola e o acompanhamento dos angolanos no exterior do país. Nkilucissa José Gombo ressaltou o valor da doação dos 30 mil euros do “Prémio José Aparecido de Oliveira”, atribuído pela CPLP à Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (JUCARENTE), por Sua Excelência Presidente da República de Angola, João Lourenço, o ano passado em São Tomé e Príncipe, na XIV Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em que o Presidente João Lourenço.

No encontro, que teve lugar na Embaixada da República de Angola em Espanha, Nkilucissa José Gombo fez menção de que este prémio se multiplica para ecoar a mensagem do Presidente Joao Lourenço a toda Comunidade angolana no Exterior.

Durante a audiência, Nkilucissa José Gombo apresentou o objectivo do "Laboratório de Projectos", ao proceder ao diagnóstico comunitário de cada região.

O responsável fez ainda menção ao desafio de cada representação diplomática para a abertura de  uma Casa da Juventude, para melhor acompanhamento dos angolanos residentes e o impulsionar das acções sociais.

Alfredo Dombe endereçou um novo convite a delegação para um trabalho de perto junto da comunidade angolana em Espanha, apontando programas para os próximos anos.

O diplomata manifestou  disponibilidade todo o apoio institucional por parte da Missão Diplomática de Angola em Espanha.

Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (Jucarente) realiza périplo em quatro países europeus durante 14 dias do corrente mês, a a fim de apresentar projectos da agremiação. 

A comitiva liderada pelo presidente da Jucarente, José Gombo, está a promover encontros com a comunidade residente em Portugal, França, Espanha e Alemanha.

Participaram do encontro as conselheiras para o sector Político e de Imprensa, Maria Pereira e Marlene Gomes.

A JUCARENTE é uma instituição de solidariedade social angolana que actua nos municípios de Cacuaco, Belas e Quissama.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalhadores da Movicel estão há quatro meses sem salários

De acordo com fontes do Novo Jornal, os trabalhadores da Movicel Telecomunicações, segunda operadora privada de telefonia móvel em Angola, estão há quatro meses sem receber salários, sem qualquer explicação da direção da empresa, e pretendem entrar em greve caso a situação não seja resolvida. Por: @andrengonga_ A direção da empresa nada diz a respeito deste atraso salarial, mas os funcionários asseguram que a empresa já perdeu mais de 80% da sua base de clientes e que já tem várias lojas encerradas no país.

Kwanza é a segunda moeda que mais desvalorizou na SADC

A moeda angolana, Kwanza, foi a segunda moeda que mais desvalorizou, face ao dólar, entre as moedas dos 16 países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em 2023, com uma variação de 64,57%, ficando apenas atrás do Malawi, avança o jornal Valor Económico.  Por: @andrengonga_ Um dólar em Janeiro custava 670 kwanzas e em Dezembro passou para 1.103 kwanzas. A moeda moçambicana foi a mais estável com uma variação de apenas 0,47%. Após iniciar o ano a custar 670,332 kwanzas, a moeda norte-americana custava, em Dezembro, 1.103,21 kwanzas.

Barragem do Luachimo está pronta para gerar 34 megawatts de energia

Por: @andrengonga_ O Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, na província da Lunda-Norte, que produzia, anteriormente, 8.4 megawatts de energia, está tecnicamente pronto para gerar 34 megawatts. A garantia foi dada, segunda-feira, no Dundo, pelo director do projecto, Joaquim da Costa, durante a visita da governadora da Lunda-Norte à barragem, para se inteirar sobre os furtos de materiais que têm sido registados nos últimos tempos. Segundo Joaquim da Costa, os constrangimentos verificados na fase de testes e os problemas devido à entrada de areia no circuito hidráulico estão ultrapassados, graças à pronta intervenção do Governo Provincial e Central e da empresa responsável pela empreitada.  "A obra está concluída e os equipamentos montados, a fase de teste nas três máquinas terminou, faltando, apenas, dois elementos de teste numa das máquinas, o que não impede a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo”, explicou. O director do projecto acrescentou q...