Avançar para o conteúdo principal

Médicos angolanos preocupados com a falta de capacidade laboratorial para responder eventual surto de cólera no país

Por: @andrengonga_


O Presidente do Sindicato dos Médicos Angolanos, Adriano Manuel, manifestou  quinta-feira, 15 de Fevereiro, a sua preocupação sobre um eventual surto de cólera no país, face ao que as Repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia estão a viver. 

Durante entrevista à Emissora Católica de Angola, Adriano Manuel disse que as unidades sanitárias do país estão sem capacidade laboratorial, de recursos humanos e medicamentosa para travar um eventual surto.

“Se tivermos um caso, a probabilidade de termos controlo vai ser extremamente difícil, até porque o país não tem laboratórios capazes de fazer diagnósticos. Na maior parte das províncias quase nós não tempos laboratórios. Até ao diagnóstico, mais pessoas eventualmente poderão ser contaminadas”, afirmou o especialista que exemplificou o caso da cidade capital que no seu entender não possui nenhuma unidade sanitária com estrutura para responder um eventual caso de cólera.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalhadores da Movicel estão há quatro meses sem salários

De acordo com fontes do Novo Jornal, os trabalhadores da Movicel Telecomunicações, segunda operadora privada de telefonia móvel em Angola, estão há quatro meses sem receber salários, sem qualquer explicação da direção da empresa, e pretendem entrar em greve caso a situação não seja resolvida. Por: @andrengonga_ A direção da empresa nada diz a respeito deste atraso salarial, mas os funcionários asseguram que a empresa já perdeu mais de 80% da sua base de clientes e que já tem várias lojas encerradas no país.

Kwanza é a segunda moeda que mais desvalorizou na SADC

A moeda angolana, Kwanza, foi a segunda moeda que mais desvalorizou, face ao dólar, entre as moedas dos 16 países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em 2023, com uma variação de 64,57%, ficando apenas atrás do Malawi, avança o jornal Valor Económico.  Por: @andrengonga_ Um dólar em Janeiro custava 670 kwanzas e em Dezembro passou para 1.103 kwanzas. A moeda moçambicana foi a mais estável com uma variação de apenas 0,47%. Após iniciar o ano a custar 670,332 kwanzas, a moeda norte-americana custava, em Dezembro, 1.103,21 kwanzas.

Barragem do Luachimo está pronta para gerar 34 megawatts de energia

Por: @andrengonga_ O Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, na província da Lunda-Norte, que produzia, anteriormente, 8.4 megawatts de energia, está tecnicamente pronto para gerar 34 megawatts. A garantia foi dada, segunda-feira, no Dundo, pelo director do projecto, Joaquim da Costa, durante a visita da governadora da Lunda-Norte à barragem, para se inteirar sobre os furtos de materiais que têm sido registados nos últimos tempos. Segundo Joaquim da Costa, os constrangimentos verificados na fase de testes e os problemas devido à entrada de areia no circuito hidráulico estão ultrapassados, graças à pronta intervenção do Governo Provincial e Central e da empresa responsável pela empreitada.  "A obra está concluída e os equipamentos montados, a fase de teste nas três máquinas terminou, faltando, apenas, dois elementos de teste numa das máquinas, o que não impede a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo”, explicou. O director do projecto acrescentou q...