Avançar para o conteúdo principal

SGA e Changi Airports International assinam acordo de parceria técnica

A Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) e a Changi Airports International (CAI) assinaram, no domingo, um acordo de parceria técnica, com duração de dois anos.

Por: @andrengonga_

A parceria prevê que as partes trabalhem numa estratégia de longo prazo para maximizar o potencial de tráfego e a rentabilidade de 16 aeroportos sob gestão da SGA (empresa de gestão aeroportuária sob tutela do Ministério dos Transportes).

Na qualidade de consultor aeroportuário de referência, a CAI (consultora, gestora e investidora aeroportuária global) emprestará a sua experiência em desenvolvimento de tráfego com vista a potencializar o tráfego aéreo nos aeroportos nacionais.

Segundo uma nota de imprensa da  SGA, os planos incluem programas específicos de envolvimento das companhias aéreas para aumentar a conectividade aérea doméstica e regional, além das campanhas de marketing para atrair o tráfego de passageiros.

A CAI melhorará as ofertas não aeronáuticas e o desempenho operacional dos aeroportos, incluindo o serviço ao cliente, a fim de melhorar a experiência aeroportuária global. O acordo contempla, igualmente, a revisão das instalações aeroportuárias existentes e do respectivo regime de manutenção.

Com vista à melhoria contínua do desempenho financeiro da SGA será, igualmente, desenhada, em conjunto, uma nova estratégia empresarial. Esta inclui o desenvolvimento de capital humano a longo prazo e uma estratégia de formação para ajudar a melhorar a produtividade da mão-de-obra e dos aeroportos.

Parceria estratégica

Citado pela nota, o presidente da Comissão Executiva da SGA, Manuel Gomes, afirmou que a parceria marca o início de uma jornada colaborativa entre a Changi Airports International e a Sociedade Gestora de Aeroportos.

"Estamos a unir forças para elevar os padrões de excelência em operações aeroportuárias e oferecer experiências de viagens excepcionais. Acreditamos firmemente que a colaboração é a chave para impulsionar a inovação e promover o progresso. Ao partilharmos conhecimento, expertise e recursos, estamos certamente a construir um futuro aonde os aeroportos serão mais eficientes, seguros e sustentáveis”, disse.

Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva da CAI, Eugene Gan, agradeceu à SGA esta parceria inestimável para reforçar o desempenho da sua empresa e dos seus aeroportos.

"Angola é o sétimo maior país em área e o décimo segundo mais populoso de África. Existe um enorme potencial económico e turístico à espera de ser explorado e as melhorias na conectividade aérea e na oferta de aeroportos podem ajudar a concretizar essas possibilidades. Aguardamos com expectativa a oportunidade de trabalhar com a SGA para elevar os padrões dos aeroportos, de modo a facilitar uma maior e melhor circulação de bens e pessoas a nível interno e na região”, disse.

A cerimónia de assinatura teve lugar à margem da Cimeira de Aviação da Changi e do Singapore Airshow 2024, testemunhada pelo secretário de Estado da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, em representação do ministro dos Transportes,  e pelo presidente do Conselho de Administração do Changi Airport Group, Lee Seow Hiang.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalhadores da Movicel estão há quatro meses sem salários

De acordo com fontes do Novo Jornal, os trabalhadores da Movicel Telecomunicações, segunda operadora privada de telefonia móvel em Angola, estão há quatro meses sem receber salários, sem qualquer explicação da direção da empresa, e pretendem entrar em greve caso a situação não seja resolvida. Por: @andrengonga_ A direção da empresa nada diz a respeito deste atraso salarial, mas os funcionários asseguram que a empresa já perdeu mais de 80% da sua base de clientes e que já tem várias lojas encerradas no país.

Kwanza é a segunda moeda que mais desvalorizou na SADC

A moeda angolana, Kwanza, foi a segunda moeda que mais desvalorizou, face ao dólar, entre as moedas dos 16 países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em 2023, com uma variação de 64,57%, ficando apenas atrás do Malawi, avança o jornal Valor Económico.  Por: @andrengonga_ Um dólar em Janeiro custava 670 kwanzas e em Dezembro passou para 1.103 kwanzas. A moeda moçambicana foi a mais estável com uma variação de apenas 0,47%. Após iniciar o ano a custar 670,332 kwanzas, a moeda norte-americana custava, em Dezembro, 1.103,21 kwanzas.

Barragem do Luachimo está pronta para gerar 34 megawatts de energia

Por: @andrengonga_ O Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, na província da Lunda-Norte, que produzia, anteriormente, 8.4 megawatts de energia, está tecnicamente pronto para gerar 34 megawatts. A garantia foi dada, segunda-feira, no Dundo, pelo director do projecto, Joaquim da Costa, durante a visita da governadora da Lunda-Norte à barragem, para se inteirar sobre os furtos de materiais que têm sido registados nos últimos tempos. Segundo Joaquim da Costa, os constrangimentos verificados na fase de testes e os problemas devido à entrada de areia no circuito hidráulico estão ultrapassados, graças à pronta intervenção do Governo Provincial e Central e da empresa responsável pela empreitada.  "A obra está concluída e os equipamentos montados, a fase de teste nas três máquinas terminou, faltando, apenas, dois elementos de teste numa das máquinas, o que não impede a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo”, explicou. O director do projecto acrescentou q...