Avançar para o conteúdo principal

ZAP lança TVA, um canal Cabo-Verdiano para aproximar Angola e Cabo Verde

Por: @andrengonga_


Luanda, 09 de Fevereiro de 2024 – Numa cerimónia na residência do Embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio César Freire de Morais, na presença de jornalistas e convidados angolanos e cabo-verdianos, a ZAP lançou, a 8 de Fevereiro, o canal cabo-verdiano “Televisão África” (TVA), na posição 158 da grelha de canais da ZAP.

Desde 2021, a TVA transmite a partir de Cabo Verde uma programação generalista, dinâmica e de qualidade, enraizada na rica cultura crioula. 

“O projecto que apresentamos contempla, nesta primeira fase, apenas a transmissão da TVA na posição 158 da ZAP. No entanto, pensamos já na possibilidade de parcerias futuras para concretizar produções angolanas e cabo-verdianas, como forma de satisfazermos as necessidades dos nossos públicos e de novos mercados”, avançou o Director-Executivo da TVA, Saulo Montrond.

Disponível para todos os clientes ZAP, a TVA é uma janela aberta para a comunidade cabo-verdiana e seus descendentes em Angola e os que, não sendo originários das ilhas da morna, amam a cultura, história, e tradições tão ricas deste arquipélago mágico.

“A TVA vem reforçar o posicionamento da ZAP em assegurar os melhores conteúdos em língua portuguesa, encurtando a distância entre Angola e os melhores conteúdos dos demais países da CPLP. Com o lançamento da TVA, a ZAP procura ser um importante aliado na aproximação dos cabo-verdianos em Angola com o seu país de origem.” disse Eurípedes Varela, da Direcção de Canais e Conteúdos da ZAP, durante a apresentação da TVA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalhadores da Movicel estão há quatro meses sem salários

De acordo com fontes do Novo Jornal, os trabalhadores da Movicel Telecomunicações, segunda operadora privada de telefonia móvel em Angola, estão há quatro meses sem receber salários, sem qualquer explicação da direção da empresa, e pretendem entrar em greve caso a situação não seja resolvida. Por: @andrengonga_ A direção da empresa nada diz a respeito deste atraso salarial, mas os funcionários asseguram que a empresa já perdeu mais de 80% da sua base de clientes e que já tem várias lojas encerradas no país.

Kwanza é a segunda moeda que mais desvalorizou na SADC

A moeda angolana, Kwanza, foi a segunda moeda que mais desvalorizou, face ao dólar, entre as moedas dos 16 países que compõem a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em 2023, com uma variação de 64,57%, ficando apenas atrás do Malawi, avança o jornal Valor Económico.  Por: @andrengonga_ Um dólar em Janeiro custava 670 kwanzas e em Dezembro passou para 1.103 kwanzas. A moeda moçambicana foi a mais estável com uma variação de apenas 0,47%. Após iniciar o ano a custar 670,332 kwanzas, a moeda norte-americana custava, em Dezembro, 1.103,21 kwanzas.

Barragem do Luachimo está pronta para gerar 34 megawatts de energia

Por: @andrengonga_ O Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo, na província da Lunda-Norte, que produzia, anteriormente, 8.4 megawatts de energia, está tecnicamente pronto para gerar 34 megawatts. A garantia foi dada, segunda-feira, no Dundo, pelo director do projecto, Joaquim da Costa, durante a visita da governadora da Lunda-Norte à barragem, para se inteirar sobre os furtos de materiais que têm sido registados nos últimos tempos. Segundo Joaquim da Costa, os constrangimentos verificados na fase de testes e os problemas devido à entrada de areia no circuito hidráulico estão ultrapassados, graças à pronta intervenção do Governo Provincial e Central e da empresa responsável pela empreitada.  "A obra está concluída e os equipamentos montados, a fase de teste nas três máquinas terminou, faltando, apenas, dois elementos de teste numa das máquinas, o que não impede a entrada em funcionamento do Aproveitamento Hidroeléctrico do Luachimo”, explicou. O director do projecto acrescentou q...